Accueil

 

Como ter sucesso em neurotizar a relação

MELMAN Charles
Date publication : 01/06/2021
Dossier : Traduction éditoriaux
Sous dossier : En portuguais

 

Como ter sucesso em neurotizar a relação

 

É engraçado chamar de “adultos” aqueles que regulam suas relações essenciais – com o outro, com o sexo, com as trocas, consigo mesmo etc. – segundo o modelo que se impõe a eles durante sua maldita infância. Você acredita que está sendo atual e que está enfrentando o problema do momento, e descobre que ainda é o mesmo fedelho abusado. Abusado porque aprendeu a gozar afrontando toda autoridade; sem perceber que ela abria para você, se fosse a boa, a possibilidade de uma relação mais interessante, agora objetal, uma vez “adulto”, é claro.

O Édipo moderno passa heroicamente seu tempo desafiando um pai já morto e verifica que está de novo completamente nu e no ponto para ser castrado assim que tiver conseguido apagar seu túmulo. Aleluia. Mas o que é francamente cômico é ver os produtos de Sigmund ou de Jacques-Marie, no vestiário onde poderiam ter abandonado as calças curtas de meninos, puxarem com raiva a barra até o tornozelo para deixar ou fazer acreditar que sua vitória – a limpeza do campo do Outro de qualquer instância prescritiva – liberou o lugar que seu Eu agora pode ocupar, vindo, é claro, reparar as insuficiências do predecessor, o que rima com predador.

Regozijemo-nos que isso seja impensável entre nós, onde jamais veremos alunos, alertados pela idade daquele que terão seguido como mestre, ocupados em recortar as searas de sua futura exploração. Uma vez que terão aprendido com ele, ele próprio um aluno de Sigmund e Jacques-Marie, que só existe exploração da m…. – isso se chama justamente de capitalismo – e que a decomposição desta deixa apenas no lugar da autoridade, familiar, a explosão da tempestade. Devo ter contado isso há 20 anos em O Homem Sem Gravidade, isto é, aquele que não sabe mais em torno do que girar. Nesse caso, ele se põe a andar e Deus sabe onde vai chegar – o preço que consentirá em pagar para que isso gire novamente.

 

                                                                                                  Ch. Melman

 Le 24 mai 2021   

  

Les responsables pour la traduction sont Eduardo Rocha, Monica Magalhães, Maria Idália de Góes, Simone Gryner e Marcelo J.de Moraes (cartel de traduction du Espaço-Oficina de Psicanálise)                                                                                                                                       

Espace personnel