Accueil

 

A boa noticia

MELMAN Charles
Date publication : 12/05/2020
Dossier : Traduction éditoriaux
Sous dossier : En portuguais

 

A boa noticia
 
Parece que se assiste a uma renovação do sentimento religioso e que o aumento repentino da venda de testes para gravidez deixa pressagiar um baby-boom daqui a nove meses. A Igreja não tinha previsto que bastava que os lugares de culto estivessem fechados para torná-los desejáveis e que a presença abusiva da morte pode dar valor à vida.
 
Então, volta-se a desejar o que lhes foi subtraído, a menos que se trate de reclamá-lo a uma autoridade julgada irresponsável por não poder satisfazer. A menos ainda que a decepção provocada pela ciência, o debate estridente entre seus representantes e a angústia que ele suscita favoreçam o retorno dos valores de... papai.
 
A letalidade caprichosa do vírus, suas expressões polimorfas, uma capacidade para frustrar as defesas imunitárias, por falha, por insuficiência ou por excesso, reduzindo cada um a não ser mais que um num conjunto, sem particularidade, apenas contável. Bom para contar dentre os defuntos, ou aqueles que restam. O comportamento filial ao qual se faz menção mais acima testemunharia então um retorno do sujeito e de seu desejo e de seu voto: ser reconhecido pelo pai e beneficiário de sua autoridade. Tudo e não tudo restando a se refazer, vale a pena!
 
                                                                       Ch. Melman
 4 de maio de 2020
 
Traduction faite par Leticia Fonsêca

Espace personnel