Accueil

 

À Lanterna

MELMAN Charles
Date publication : 29/01/2018

 

Estamos, portanto, nesse momento em que o povo é convidado a se revoltar contra a corrupção das elites. Ela pode ser venal ou sexual e a passagem de seus representantes diante do tribunal popular tem   por veredicto sua morte social. Mas também, ao mesmo tempo, aquela do conceito mesmo de elite suposta até aqui sábia, enquanto que o povo, devido a sua carência, tornou-se o depositário do bom senso, do julgamento, o guardião da moral, aquela a restabelecer.

Essa situação, já vista na história, anuncia a chegada do porta-voz que reinstalará, em seu lugar, a instância necessária ao bom funcionamento social, (fálico, dizem os psis) quer dizer a tristeza masoquista compartilhada contra a exuberância anunciada de alguns, uma polícia dos costumes antes de ser aquela das outras coisas.

Pode parecer bizarro verificar que o alcance da liberdade heterossexual precede sempre aquele da liberdade pública. Quem então desmentirá?

O único progresso é que a corda do enforcamento outrora passava em torno do pescoço, enquanto que o porco que hoje se balança1 é pendurado pelas...

É mais claro, no século das Luzes.     

Tradução : Leticia Patriota                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

1 #balance ton porc: forma usada para denunciar os infratores que cometem crimes e delitos relativos a ordem social, principalmente ao assédio.

Espace personnel

POST- TESTTEST